top of page
Buscar
  • Foto do escritorGISELLE MENDOZA

Ensaios para Pet

Atualizado: 11 de jul. de 2019



Quem acompanha meu trabalho sabe, que além de fotógrafa, também sou veterinária e a loucura que tenho por eles. Então não seria estranho se eu falasse que AMO fotografia de pet.

O que muitos me perguntam é sobre a dificuldade de fotografá-los, pois quando se tenta fazer, dificilmente param quietos. Claro que ajuda muito o fato de ter uma outra profissão 100% dedicada a eles e então conhecer ao extremo o comportamento de cada espécie.


O que na verdade eu procuro fazer é esquecer essa história de foto pousada. Isso pra eles dificilmente funciona.

Esse gato siamês da foto à cima é meu. Ele estava pousando, mas é o animal mais acostumado com uma câmera que eu conheço. rs. Além de não se incomodar com a minha presença, ele não levanta se eu chego perto.

O que eu fiz foi jogar um tecido preto sobre a cama que ele gosta de deitar e esperar ele se acomodar. A luz é natural de janela.

O segredo é ser rápida e ter paciência. Algumas coisas funcionam bem para intragir. Na primeira foto do post, fiz uma bolinha de papel amassado. A gatinha não queria entrar de jeito nenhum na caixa, então pedí para a dona jogar a bolinha dentro da caixa enquanto eu ia clicando.



Para fotografar cavalos, prefiro eles correndo e brincando. Para isso é necessário ter bastante luz, assim posso usar uma alta velocidade de obturador e impedir que a foto fique borrada.



As vezes quando quero que que o animal olhe para mim, seguro algo que chame a sua atenção. O objeto vai depender da espécia. Pode ser uma ração por exemplo.


Nessa foto à cima, o olhar foi pura curiosidade. A luz foi natural batendo no início do rosto. Escurecí mais o ambiente na edição.


Animais que fazem movimentos quando o dono pede, também ajuda muito! Nesse ensaio eram quatro cães soltos no quintal de uma casa. Fui fotografando eles correndo naturalmente, brincando, andando no mato, etc. Depois distraimos com alguns petiscos e por último, para conseguir juntar todos em uma foto só, coloquei a guia em todos, a proprietária segurou em lugares escondidos para não sair na foto e as guias depois foram apagadas na edição.


A minha maior dificuldade de fotografar animais não é o comportamento agitado de alguns e sim a falta de locação, pois nem todos possuem ambientes com espaço e luz natural e muitos lugares não aceitam cães, o que limita um pouco.

A foto à baixo foi feita na praia, porém nem sempre é permitido.





Essa foto foi feita pela amiga e também fotógrafa Carol Correa, depois que usei o gato dela como meu modelo. rs


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page